QI GONG



气功 – QÌ GŌNG

Significa trabalhar o Qi, a energia vital.

São exercícios físicos que estimulam e promovem a circulação do Qi em todo o corpo,
que aumentam e regulam a vitalidade.
O Qi Gong é uma disciplina da Medicina Tradicional Chinesa e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
É uma técnica milenar de treino interior, que objectiva o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual. Trata doenças, promove a saúde e longevidade, expande a mente e desenvolve a espiritualidade.
Quando é praticado com disciplina e aplicação, aumenta a concentração e capacidade de contemplação, proporciona paz e contentamento, pensamento vivo e rápido. O corpo se torna ágil e vigoroso, as articulações, músculos e tendões mais flexíveis e fortes, os ossos firmes, os movimentos soltos e a postura correta. As funções dos órgãos são mais eficientes, a respiração mais suave e confortável. A imunidade aumenta e incrementa a resistência do corpo às doenças.
O Qi Gong é utilizado como uma terapêutica para melhorar a saúde de quem pratica, mas também é um instrumento para canalizar e transmitir a energia (Qi), a outros com a intenção de cura, impondo as mãos ou à distância.
Está associado a diversas artes marciais, como o Tai Chi Chuan, neste contexto é empregue como método de ataque e defesa.
Sua origem remonta à dinastia Han (206-220 d.c.), deriva do Dao Yin, técnicas de meditação e movimento, e nos dias de hoje é amplamente utilizado como exercícios curativos para pessoas de todas as idades.

“Ao nascer, o homem é suave e flexível;
quando morre, é duro e rígido.
Ao nascer, as plantas são tenras e frágeis,
quando morrem, são secas e fortes.
A rigidez e a força são sinais da morte,
a suavidade e a flexibilidade são manifestações da vida.
Um arco rígido não sairá vitorioso;
uma árvore que não se curva, tombará.
O que é duro e rígido perece.
O que é suave e flexível prospera.”

Lao Tzu, no Tao Te Ching

Comentários

Postagens mais visitadas